Uma pessoa se encontra inicialmente no ponto $𝐴$, localizado na posição $𝑥_𝐴=20 𝑚$ em um determinado sistema de referência. Ela parte do repouso e corre no sentido crescente do eixo $𝑥$, mantendo uma aceleração de $4,0 𝑚/𝑠²$ constante durante $2,0 𝑠$, e chega até o ponto $𝐵$, onde se choca com outra pessoa e para instantaneamente. Ela se mantém em repouso no ponto $𝐵$, cuja posição é desconhecida, durante $1,0 𝑠$ e na sequência inverte o sentido do seu movimento e acelera a uma taxa constante durante $4,0 𝑠$, chegando até a posição $𝑥_𝐶=10 𝑚$.
a) Faça o gráfico, em escala, da aceleração em função do tempo. Deixe explícitas todas as equações utilizadas para calcular os parâmetros que inserir no gráfico.
b) Faça o gráfico, em escala, da velocidade em função do tempo. Deixe explícitas todas as equações utilizadas para calcular os parâmetros que inserir no gráfico.
c) Faça o gráfico, em escala, da posição em função do tempo. Deixe explícitas todas as equações utilizadas para calcular os parâmetros que inserir no gráfico.
d) Explique, em detalhes e utilizando funções matemáticas, como você faria para obter o gráfico de aceleração em função do tempo se tivesse acesso somente ao gráfico de velocidade em função do tempo (e não tivesse acesso ao enunciado). Qual ferramenta de cálculo utilizaria nesse processo?
e) Se o referencial escolhido considerasse a posição inicial da pessoa como sendo igual a 0,0 𝑚, o que seria alterado (ou não) em cada um dos gráficos acima? Explique.